DSC03653 (750 x 1000)O IOPUC – Instituto de Odontologia da PUC nasceu em 1954, instalado numa casa no centro da cidade. Em 1999 chegou à Rua Marquês de São Vicente nº 389, na Gávea, onde reúne salas de aula para os cursos de pós-graduação, atualização e consultórios nos quais os estudantes põem em prática, com a supervisão de professores, os conhecimentos adquiridos. As especificações e seus atendimentos são separados por dias: Dentística (obturação) e Próteses (ponte fixa e removível) na segunda-feira; Implantes na terça-feira; Periodontia (tratamento de gengiva) e Ortodontia (aparelho dentário) na Quarta-feira; Endodontia (canal) na quinta-feira; e Ortodontia (aparelho dentário) na sexta-feira.

A clínica oferece também atendimento dentário às comunidades, com preços adequados à renda de cada paciente. A estrutura e os materiais utilizados são de excelente qualidade, muitas vezes importados. Além do valor pago pelos pacientes, a PUC dá um incentivo fiscal mensal, conseguindo, assim, manter o alto nível dos consultórios. O IOPUC realiza, em média, 400 atendimentos por semana e já mudou a vida de muitos pacientes.
Ricardo Fischer, Diretor do IOPUC e Coordenador do Setor de Periodontia, comenta que os casos mais simples acabam perdendo espaço: “Nós atendemos todos os casos, mas damos prioridade às especialidades, para nossos alunos treinarem. Sendo assim, a fila para casos mais simples, infelizmente, é maior”. O cliente passa por uma triagem, realizada nas quartas-feiras, para chegar ao valor final do tratamento. Como explica o Diretor: “O paciente passa por uma avaliação odontológica, que eu mesmo costumo fazer, para diagnosticar o problema. Depois disso, é encaminhado à assistente social Maria Verly Mariano, que o categoriza entre isenção, classes c, b e a, aumentando o preço nessa ordem. Depois disso ele é encaminhado para o tratamento. Os preços nunca chegam ao nível dos consultórios.”
O IOPUC é mais uma prova da excelência acadêmica aliada ao compromisso social da PUC-Rio. Tratamentos odontológicos por preços acessíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Marquês de São Vicente, 389, Gávea. Os telefones de contato são 3527-2960 e 3527-2961.