aparelho2

Objetivo

Capacitar cirurgiões-dentistas para o exercício da especialidade de Ortodontia. Levar os pós-graduandos selecionados a – através de debates, montagens laboratoriais e estudos de casos – diagnosticar e estabelecer planos de tratamento que requeiram movimentação dentária e harmonização na face do complexo maxilo – mandibular.

Público-Alvo

Cirugiões-dentistas, devidamente registrados no Conselho Regional de Odontologia, que queiram desenvolver seus conhecimentos em Ortodontia.

Metodologia

Distribuído em sua carga horária de 2.105 horas, o curso de pós-graduação “lato sensu” em Ortodontia realizado pelo IOPUC, é ministrado em 24 horas semanais através de suas micro-disciplinas constituintes de seu programa dividido nas áreas de concentração, conexa e obrigatórias.
O corpo docente que orienta as micro-disciplinas é constituído de professores com Doutorado, Mestrado e Especialização, na proporção exigida pelo Conselho Federal de Odontologia, além daqueles que participam da área conexa que possui sete disciplinas e convidados.

Técnica ortodôntica adotada
A técnica ortodôntica adotada no curso é o sistema MBT convencional com ênfase no emprego do autoligado. As caracteristicas básicas do sistema MBT são o uso da mecânica de deslize e das forças leves e contínuas. O destaque na aplicação dos braquetes auto-ligados não e, simplesmente, a mudança do seu design, mas um novo conceito que usa forças leves e objetiva a redução do atrito. Esse método revolucionou o modo de encaixe e desencaixe dos arcos, prescindindo da utilização de elastômeros ou laçadas para prender os fios nas canaletas, permitindo, assim, seu livre deslizamento.

Material e instrumental
Para o desenvolvimento da atividade prática na Clinica de Ortodontia (disciplina de Ortodontia Clinica), todo o material necessário para o atendimento aos pacientes, é colocado à disposição do aluno, cabendo-lhe tão somente a utilização de seu instrumental, uniforme, máscaras e luvas.